A verdade é que você não precisa contratar um advogado criminalista

Quando você é intimado a prestar esclarecimentos em uma delegacia, a presença de um advogado não é obrigatória. O procedimento seguirá normalmente, com ou sem a assistência de um defensor.

Após o inquérito policial e o eventual oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, você será intimado a constituir advogado e apresentar uma defesa. Caso não contrate um, a Defensoria Pública ou um defensor dativo será designado para assumir sua defesa.

Se ao final do processo você for condenado, será informado sobre o direito de recorrer da sentença. Se optar pelo recurso, a Defensoria Pública ou o defensor dativo encarregar-se-á de apresentar os fundamentos necessários para o julgamento no Tribunal.

Após a decisão do Tribunal, outros recursos dependerão da avaliação da sua defesa. Se a condenação for mantida e os prazos de recurso esgotados, a sentença se tornará definitiva, e o cumprimento da pena terá início.

Mesmo durante a execução da pena, a contratação de um advogado não é obrigatória, você poderá deixar que o processo tramite sem qualquer supervisão da defesa, e poderá até contar com a atuação da Defensoria Pública ou de um advogado dativo caso seja realmente necessário.

Mas, atenção, embora o sistema jurídico ofereça mecanismos de defesa gratuitos, como a Defensoria Pública ou advogados dativos, a verdade é que contar com um advogado particular pode ser decisivo para o seu caso. A defensoria faz um trabalho importante, mas, muitas vezes, a sobrecarga de processos limita a atenção dedicada a cada caso individualmente.

Um advogado particular, por outro lado, pode oferecer um acompanhamento mais personalizado, estratégico e profundo em todas as fases do processo, aumentando suas chances de obter um resultado mais favorável. Ele estará focado exclusivamente em sua defesa, avaliando todas as nuances do caso, buscando erros processuais e explorando todas as possibilidades de recurso. Portanto, embora você possa enfrentar um processo criminal sem a contratação de um advogado, ao optar por seguir esse caminho, você corre o risco de não obter a defesa mais robusta e eficiente possível. Afinal, quando o assunto é a sua liberdade e seu futuro, a escolha por uma defesa especializada pode ser a diferença entre um desfecho favorável e uma condenação.

Deixe um comentário